domingo, 7 de dezembro de 2008

Caros Amantes da Beleza
Segue um texto do Reinildo que faz a interpletação
da Música Travessia do Milton Nacimento
Valeu Reinildo!!


REFLEXÃO DA MÚSICA TRAVESSIA DE MILTON NASCIMENTO SOB A LUZ DE W. D.WINNICOTT
por Reinildo de Souza
Dezembro/2008
O Tema melancolia é explorado por várias áreas do conhecimento humano, mas é nas artes onde mais concretamente percebemos esse movimento e que Milton Nascimento descreve com tanta sensibilidade. Para não permanecermos apenas na teoria, embora ela seja importante, é que pensamos na letra dessa música e dela faremos algumas reflexões.
A música inicia-se num momento de despedida, parece que alguém muito amado de certa forma desapareceu. Morte? Separação? Não daria para saber, mas sentimos com clareza que alguém partiu e deixou o outro sozinho, sobrou então um grande vazio: “Quando você foi embora, fez-se noite em meu viver”. Neste momento, parece que se instala um clima de introspecção para o personagem, como se ficasse a beira de uma paisagem olhando o infinito sem ver nada. O autor nos passa a sensação de que tudo terminou. A vida parece que perdeu seu significado, aquilo que dava sabor e alegria ao personagem.
O personagem conhece que tem forças para lidar com essa situação, todavia elas não lhe são suficientes para conter suas emoções: “Forte eu sou, mas não tem jeito. Hoje tenho que chorar”. Ele se deixa levar pela melancolia que está sentindo, não cria defesas para isso, causa a impressão de que vai entrando num clima de luto e sofrimento.
Neste momento inicial, não fica claro se ele se questiona sobre as causas de todo esse desconforto, ele simplesmente vai vivendo as emoções conforme elas vão aparecendo. Ao passo que esse processo vai se instalando, o personagem se vê sem nada e sente-se perdido “Minha casa não é minha e nem é meu esse lugar”. Passa a nítida impressão de que vai entrando em processo de luto, que tem que se despedir de suas próprias coisas, do lugar onde está quase como uma pessoa perdida onde tudo é desconhecido e se sente sem referências.
Do ponto de vista de Winnicott, esse processo inicial é um bom indicador, na medida em que futuramente vai mostrar a força de seu EGO, o personagem tende a se encontrar. Para Winnicott esse é o valor do EGO, acercar-se de dar um valor a essa melancolia que vem sentindo e que está envolvido. O personagem mostra-se maduro, assume embora inconsciente, os riscos do sofrimento. Esse momento é visto por Winnicott como “aquisição do crescimento individual”, que decorreu no seu processo de desenvolvimento desde a primeira infância e o que dá base para elaboração de conflitos futuros.
No momento auge do seu estado, ele diz: “Estou só e não resisto, muito tenho pra falar”. O personagem permite ser tomado com toda força por seus sentimentos melancólicos e quer contar o que aconteceu, falar sobre suas dores. Esta é a solidão de um melancólico, ele vai cultivando esse sentimento até o ponto, como nosso personagem, não resiste e procura falar. Será que existe alguém para quem ele possa falar? O sentimento de estar só é muito forte, ele demonstra que ainda há esperança pra que tudo se resolva. O falar ajuda o personagem assumir ainda mais esse processo. Quando falamos o que sentimos, de certa forma assumimos o que falamos pra nós mesmo e para os outros, neste sentido não são apenas palavras ao vento, são expressões carregadas com os sentimentos do interlocutor. Assim é nosso personagem, ele faz um movimento de quem quer sair da situação, dá um grito pedindo ajuda - “tenho muito pra falar”, basta que tenha alguém que consiga ou – de conta – de ouvi-lo. Winnicott entende isso como uma indicação de que a estrutura do EGO suportou uma fase tão cheia de crise e um grande passo a ser dado para a integração do EGO, começa, dentro de uma possibilidade de resignificação, um movimento de reavaliação de sua crise.
O nosso personagem continua com seu grito, agora de outra forma: “solto a voz nas estradas, já não quero parar”, está determinado a continuar com esse pedido de ajuda com certa dose de enfrentamento. Podemos pensar que para Winnicott, o nosso personagem ainda não está com seu EGO rompido e isso é percebido através do humor que ele apresenta nesse momento, por isso ele pode manter uma estrutura como um baluarte. Está envolto de muitos sentimentos, sente que, (seu) “meu caminho é de pedra”, o que significa uma compreensão que sua vida emocionalmente está difícil, uma estrada repleta de buracos e curva fechada, onde não se pode ver o que há do outro lado. Portanto, é fazendo a curva que vai se descobrindo, se deparando e encontrando algo que ainda não se sabe o que é, mas de certa forma já se é esperado porque existe um significado implícito nesse momento depressivo, numa história onde se encontra amor e ódio (o que sempre está implícito nas depressões segundo Winnicott), ambos trancafiados em algum lugar onde nem mesmo o nosso interlocutor sabe onde está. Seria, pois, o inconsciente?
Enredado nesse processo, como o personagem poderá sonhar com algo considerando sua própria história? Por isso ele se pergunta: “como posso sonhar”. Fecham-se as possibilidades e nada mais tem sentido. Se antes seu EGO apresentava certa força, neste momento ele está enfraquecido. Para Winnicott o sonho também indica a força do EGO. Logo, não podendo sonhar, onde e como ele poderá encontrar essa força? O percurso que irá fazer vai aos poucos mostrando o caminho para encontrá-lo. Essa parece uma oscilação experimentada pelas pessoas que enfrentam esses estados.
Nosso personagem encontra-se numa alameda escura e sem saída, pois se refere aos seus sonhos como: “sonhos feitos de brisa, ventos vem terminar”. Curiosamente o vazio se instala numa experiência aparentemente destrutiva, o personagem forma uma idéia que sugere uma descontinuidade, tudo acabou! “vou fechar o meu pranto, vou querer me matar”. É um momento de grande angústia sentida pelas pessoas que passam por tudo isso. Por outro lado, podemos pensar no sonho de nosso personagem como algo que não tenha muita consistência, parece tão frágil que qualquer brisa pode levá-lo, e então, ele decide que não quer mais sonhar por receio de que tudo poderá se desfazer novamente.
Para Winnicott, as oscilações de uma depressão, quando ela se apresenta com mais ou menos intensidade, significa que o EGO passou pela crise e não se rompeu. Nosso personagem decide, então: “Vou seguindo pela vida me esquecendo de você”, ele num súbto se alavanca, cresce, amplia a percepção de seu estado, é um primeiro sinal do processo de elaboração. Decide não mais pensar, nem sentir as coisas passadas, como se fosse possível, mas torna-se real quando os sintomas não mais o atacam. Ele de tanto falar já recordou, já esteve onde seu sofrimento foi mais intenso e por isso inicia um caminho contrário – da libertação. Quando nosso personagem refere que vai esquecer do objeto perdido, ele vem demonstrar sutilmente que esta aberta às novas experiências, mesmo não sabendo no que vai dar.
Essas últimas linhas da música “Eu não quero mais a morte, tenho muito que viver. Vou querer amar de novo e se não der não vou sofrer”, desenvolve-se indicando a saída que ele arrumou para escapar da depressão e quanto a isso, Winnicott refere que a pessoa que passa pelo processo pode, então, sair bem mais fortalecida, pois vivenciou história que a faz sentir-se mais forte, ainda mais do que antes, desde que ela se sinta liberta. O EGO está novamente integrado e o nosso personagem mais amadurecido. Ele demonstra o quanto foi positiva a experiência depressiva
Tudo passou como uma tempestade, foi como uma TRAVESSIA, assim como sugeri o nome da música, que o personagem teve que executar, agora ele pode contar com o seu próprio braço para seguir sua vida e como diz Carlos Drummond de Andrade: “A dor é inevitável. O sofrimento é opcional”.


Um comentário:

Gilson Reis disse...

Oi Reinildo.
Muito boa a Interpletação, envie sempre textos interessantes como esse!
Gilson Reis